AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos

O LABIRINTO DAS SOMBRAS  -6-  EFEITO DOMINÓ

O som de passos ecoa enquanto Gustavo "Tigrão" Rodrigues e dois de seus capangas entram no armazém, do outro lado, o Delegado Estevão Cardoso emerge das sombras, com um sorriso astuto no rosto.

Estevão: (com um tom calculista) "Tigrão, fiquei sabendo que andou tendo problemas com a facção rival. Deve ser complicado manter o controle quando estão todos de olho na sua cabeça, não é?"

Tigrão: (mantendo uma expressão fria) "Eu lido com os problemas do meu jeito, Estevão. Mas parece que você tem algo pra me oferecer, não é?

"Estevão: (se aproximando lentamente) "Exatamente. Posso garantir que a polícia vai fechar os olhos pra qualquer movimentação sua na cidade. Você vai estar protegido, intocável."

Tigrão: (arqueando as sobrancelhas) "E quanto isso vai me custar?

"Estevão: (com um sorriso malicioso) "Cinco milhões. Em dinheiro vivo. Não é nada pra alguém com o seu tipo de operação, certo?"

Tigrão: (pensativo, avaliando a situação) "Cinco milhões é muito dinheiro, Estevão. Você tá pedindo quase o mesmo que a facção rival pediu pela minha cabeça.

"Estevão: (com um tom de ameaça velada) "Exatamente. Só que a diferença é que, comigo, você fica vivo e no comando. Com eles... bom, você sabe o que acontece."

Tigrão: (olhando para seus capangas antes de voltar o olhar para Estevão) "E como eu posso confiar que você vai cumprir sua parte do acordo?"

Estevão: (com uma risada baixa) "Eu sou a lei, Tigrão. Enquanto você me pagar, ninguém vai te tocar. E quem ousar se meter no seu caminho, eu pessoalmente vou cuidar.

"Tigrão: (fingindo consideração) "Tudo bem, Estevão. Vamos ver se vale o preço. A grana vai estar disponível em 48 horas, como você pediu."

Estevão: (satisfeito) - "Perfeito. Vou garantir que o céu continue azul pra você, Tigrão. Mas lembre-se, a lealdade é uma via de mão dupla."

Tigrão: (com um sorriso falso) "Não se preocupe, Estevão. Vou cumprir minha parte. "Os dois se encaram por um momento, cada um medindo o outro, antes de se afastarem, sabendo que aquela aliança sombria estava selada. Tigrão, no entanto, já planejava sua jogada para derrubar o delegado corrupto.

Em uma noite abafada e sem lua, a escuridão que envolvia as ruas desertas de parecia refletir o turbilhão de corrupção que Rafael Montenegro havia se infiltrado. Ele sabia que o caminho até o topo desse labirinto sombrio seria árduo, e cada passo em falso poderia custar-lhe a vida. Mas era um risco que ele estava disposto a correr. A operação tinha como alvo o Delegado Estevão Cardoso, um homem que há muito havia cruzado a linha entre a lei e o crime. Conhecido por sua postura implacável e por seus métodos brutais, Estevão escondia um segredo sujo: ele extorquia grandes somas de dinheiro de traficantes, oferecendo em troca a proteção da própria lei que jurara defender. A armadilha estava montada, e Rafael era o homem nas sombras, o arquiteto invisível dessa teia de intrigas. Tudo começou com uma proposta feita ao traficante Gustavo "Tigrão" Rodrigues, um dos maiores fornecedores de drogas da região, sabendo que Tigrão estava com problemas com uma facção rival, viu a oportunidade de encher seus bolsos. Em uma conversa gravada secretamente, Estevão ofereceu "proteção total" em troca de um pagamento milionário. O encontro ocorreu em um armazém abandonado, localizado nos subúrbios da cidade. O cheiro de ferrugem e podridão impregnava o ar, enquanto os dois homens se encaravam em meio à penumbra.

Rafael, trabalhando secretamente como parte de uma equipe de inteligência policial, soube da extorsão através de um informante que ele mesmo havia plantado no círculo de Tigrão. Ciente de que pegar Estevão em flagrante seria a única maneira de expor sua corrupção, Rafael traçou um plano meticuloso. Primeiro ele assegurou que Tigrão cooperasse com as autoridades, prometendo-lhe um acordo judicial em troca da colaboração. Depois, Rafael começou a manipular os fios do labirinto, fazendo parecer que tudo estava sob controle para Estevão, quando na verdade ele estava sendo monitorado a cada passo. Câmeras escondidas foram instaladas no armazém, microfones disfarçados em móveis antigos, e a comunicação de Estevão foi interceptada, todas as suas conversas capturadas sem que ele percebesse. O sigilo era de suma importância visto que o alvo era um policial, Rafael arquitetou tudo com a colaboração de outros agentes que como ele, agiam nas sombras. Na noite marcada para a entrega do dinheiro, Rafael se posicionou com sua equipe nas redondezas do armazém. O plano era simples, mas arriscado: Estevão deveria receber o dinheiro, e no momento exato, seria preso em flagrante. Tudo dependia de um timing perfeito. Dentro do armazém, a tensão era palpável. Tigrão chegou acompanhado de dois capangas, carregando uma mala cheia de dinheiro. Estevão, com a ganância brilhando em seus olhos, avançou para pegar o pagamento e começou a conferir o dinheiro, talvez pelo fato de estar protegido pelo título de autoridade policial, e a certeza de uma ilusória e aparente impunidade, descuidou-se dos detalhes. As portas do armazém foram arrombadas com um estrondo ensurdecedor

 — Polícia! Mãos para cima! — a voz de Rafael ecoou pelas paredes.

O choque no rosto de Estevão foi instantâneo, seguido por um lampejo de desespero. Ele tentou alcançar sua arma, mas Rafael foi mais rápido. Em um movimento fluido, o ex-policial se lançou sobre Estevão, desarmando-o com um golpe preciso. A luta durou apenas segundos, mas parecia uma eternidade para todos os presentes.  Estevão caiu ao chão, algemado e humilhado. Os olhos de Rafael brilharam com uma mistura de triunfo e amargura. Ele sabia que aquilo era apenas uma pequena vitória em um labirinto de sombras muito maior. Mas era um passo adiante, um passo na direção certa.

Rafael: (olhando para Estevão enquanto o algema) "Você jurou defender a lei, Estevão. Mas a cobiça te cegou. Agora, vai enfrentar as consequências.

"Estevão: (desesperado) "Você não entende, Rafael! Eles iriam me matar! Eu não tinha escolha!

"Rafael: (com frieza) "Sempre há uma escolha. Você escolheu o lado errado."

Estevão (com desprezo) – Um dia você vai saber Rafael que esta é uma luta inglória! O sistema sempre será um enorme labirinto.

Rafael sabia que o labirinto ainda tinha muitos outros caminhos a serem explorados. Mais uma peça havia caído, mas o jogo estava longe de terminar. No entanto, aquela noite, por um breve momento, a justiça havia triunfado, mesmo nas sombras. O delegado Estevão era apenas uma pedra solitária no tabuleiro.

 

aconselhável ler os capitulos anteriores

 

 

 

 

 

 

 

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 12/08/2024
Alterado em 12/08/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras