AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Perfil

Antonio Carlos de Paula. AC de Paula 
advogado/poeta/compositor/produtor musical/palestrante 


Iniciou sua carreira no Programa Gente Jovem da TV Cultura de São Paulo, declamando o poema, DESPERTA POETA, no mesmo ano, 1975, conseguiu a Quinta colocação no Festival da Canção Popular do Município de Mauá, SP, com a música QUERO CANTAR O AMOR!

Profissionalmente sua trajetória como letrista e compositor teve início em 1977 quando gravou com o cantor FRANCO, considerado o rei do samba-rock, a música BLACK SAMBA, que contestava a invasão da musica negra norte-americana, (movimento black) nas escolas de samba do Rio de Janeiro, sucesso absoluto que alcançou marca superior a 200.000 cópias vendidas e foi regravada inúmeras vezes.

Franco posteriormente se tornou o Midas dos empresários artísticos tendo sido responsável pela carreira de sucesso de grandes nomes da musica popular e sertaneja, (FÁBIO JR, LEANDRO e LEONARDO; ZEZÉ DI CAMARGO e LUCIANO,FRANK AGUIAR; e do grupo KLB badalada banda pop composta pelos seus filhos.

Ainda com FRANCO, gravou BLOCO MARAVILHA, musica envolvente e contagiante que repetiu o sucesso de BLACK SAMBA, e foi inclusa na trilha sonora do filme MEUS HOMENS MEUS AMORES, estrelado pela cantora ROSEMARY, contando no elenco com atores como JOHN HERBERT; SILVIA SALGADO; RODOLFO MAIA;ARLETE MONTENEGRO, entre outros.

Em seguida, continuando na rota do sucesso gravou, também com o cantor Franco, NA CARA DO POVO, melodia alegre, polêmica,irônica e socialmente contestatória. Com JAIR RODRIGUES, consagrado artista da MPB, gravou FILHA DA FILHA DA CHIQUITA BACANA!, que foi fundo musical do programa XOU DA XUXA,e a música CANTO LIVRE, ambas interpretadas pelo cantor em todos os shows.

Com BETO SCALA, parceiro mais constante, gravou, entre outras, SAMBA FUTEBOL E PAZ, considerada pela equipe de esportes da RÁDIO GLOBO AM, o Hino das Torcidas, e ARREPIA MY BROTHER! música TEMA DA DECISÃO DA RÁDIO GLOBO no CAMPEONATO BRASILEIRO de 1995, além de CORAÇÃO SABE O QUE FAZ!, QUAL É A TUA?, e SEM CENSURA, regravada pelo GRUPO TÔ Q TÔ.

Com o GRUPO KOQLUXE gravou SE ROLAR ROLOU! Em 2006 produziu grupos de samba para o CD Vitrine do Samba,onde,como intérprete gravou a música, SE SEGURA MULEKE! No jornal TAL & QUAL RIOGRANDENSE, eleito pela International Writer and Artists Association, como um dos melhores jornais culturais do mundo, teve publicado os poemas CAMINHADA e APARÊNCIAS.

No primeiro concurso de poesias das Faculdades Franciscanas, foi classificado com o poema POLICROMIA, que foi publicado em edição antológica de premiação. Publicou ainda crônicas, poemas e artigos em veículos como A Gazeta Esportiva; Jornal das Faculdades Franciscanas; Jornal Cassino (RS), etc.

Em 1995 a Rádio Atual levou ao ar o seu texto SAMURÁIS DA ALEGRIA em homenagem ao grupo musical Mamonas Assassinas.Em 2002 foi o segundo classificado no Concurso de Poesias promovido pela Subsecção Jabaquara da OAB/SP,com o poema MISSIONÁRIO.

Em janeiro de 2006 venceu o concurso de frases quinzenais sobre o site de literatura Blocos Online.

Em maio de 2007 foi o segundo colocado no XXII Concurso de Poesia Brasil dos Reis,promovido pelo ATENEU ANGRENSE DE LETRAS E ARTE (Angra dos Reis), modalidade verso livre, tema MEDO, com o poema, BEIJO QUEBRADO.

Em Setembro de 2007 foi classificado no Terceiro Concurso Nacional de Poesia CNEC/FACECAP, (CAPIVARI - SP)categoria adulto, com o poema TUDO OUTRA VEZ!

Em Outubro de 2007 teve classificado o poema DISSE NÃO DISSE, no concurso de poesia da UNIFEOB, na cidade de São João da Boa Vista,SP.

EM 2008 e 2009 fez parte da comissão julgadora do Concurso de Poesias Brasil dos Reis em Angra dos Reis-RJ, publicou o seu primeiro livro de poemas, POLICROMIA e produziu o programa O GÊNIO DA BOLA, exibido pela REDEBRASIL de televisão.

Em 2010 lançou seu primeiro livro infantil, VÔ SEM PARAFUSO em SHEIK e OS CAÇADORES DO BAÚ VERMELHO.

Em 2009 lançou o livro VENDER VENCER Crônicas e Anotações, que tem como fundo os bastidores do mercado imobiliário no qual atuou por duas décadas, além de prestar assessoria jurídica a imobiliárias e corretores autônomos.

Foi responsável pelo departamento jurídico da VITRINE DO FUTEBOL, empresa criadora do Projeto Genios da Bola e promotora de torneios esportivos visando revelar novos craques, onde atuou com ex-jogadores mundialmente conhecidos (DORVAL, MENGÁLVIO,COUTINHO,PEPE,FELIX(goleiro da Copa de 70), IVAIR (O Príncipe),DINO SANI e o técnico VANDERLEI LUXEMBURGO.

Em Agosto de 2010 sua musica QUANTO VALE UMA PAIXÃO (AC de Paula e São Beto) foi uma das 12 finalistas entre 541 musicas inscritas na 3ª EDIÇÃO do FAM Festival da Alta Mogiana- realizado na cidade de Ribeirão Preto-SP, com a mesma música foram classificados em 2011 no Festival de Formiga MG.

Junto com o parceiro São Beto participou do Festival ExpoSamba 2012. Em Julho de de 2014 lançou na Bienal Internacional do Livro  OLHOS DE MENTA, no mesmo ano a musica CIRANDA, (AC de Paula e Tavinho Limma) levou o prêmio de 2º lugar no Festival de Pirai RJ, no mesmo ano também participou do 2º Festival Canto por Ti Corinthians.

Em 2015 lançou livro/cd ESTRADAS E CANÇÕES que fala sobre a sua trajetória musical e participações em festivais de MPB.

Teve participações ainda nos festivais de Atibaia SP, Cruzilia MG, Canta Limeira SP, Andradas MG entre outros.

Em 2017 sua música NÃO SEI FAZER BALADAS COMO AS QUE FAZ BELCHIOR, feita em Outubro de 2016 em parceria com Zé Alexanddre cantor e compositor vencedor do The Voice Mais em 2021 e que se destacou no Festival da TV Tupi  de 1979 interprentando junto com Oswaldo Montenegro a música BANDOLINS, conquistou o prêmio de 4º lugar no 8º Festival Marolo de Ouro em Paraguaçu MG, e o prêmio de Aclamação Popular no 19º Festival da Canção de Andradas MG. Com a morte de Belchior em 30/04/2017 viu-se forçado a trocar o tempo do verbo e a musica foi rebatizada como Não sei fazer baladas como as que fez Belchior., ainda em 2017 a música levou o prêmio de melhor letra no festival Canta Limeira (SP) e melhor intérprete e primeiro lugar no Festival de Itanhandu MG.

Em 2018 publicou ALFREDO GOMES, vida, vitórias, e conquistas onde resgata a trajetória de seu avô materno neto de escravizados e primeiro atleta negro brasileiro a participar dos Jogos Olimpicos em Paris 1924 e  vencedor da primeira Corrida de São Silvestre em 1925. Adaptou o livro para cinema escrevendo também o roteiro ALFREDO GOMES O Resgate de uma lenda.

Em 2019 estreou seus textos teatrais escrevendo DIVINA PANACÉIA e  A DAMA DE AZUL.

Foi um dos 35 classificados entre mais de 800 escritores para participar do CLIPE POESIA 2020 prestigiadíssimo curso da Casa das Rosas, em São Paulo, que em virtude da pandemia passou a ter aulas online durante oito meses. No término do Curso Clipe Poesia 2020 foi um dos participantes da antologia LONGE DE MONTE CARLO, publicada por 28 dos alunos do curso.

Desde 2019 é articulista do jornal O Pergaminho da cidade de Formiga MG.

Em 2021 organizou a antologia SENTIMENTOS COLETIVOS  (LIVRO+ CD) com poetas do Recanto das Letras.

 

Em Agosto de 2022 estreou  sua peça teatral

A DAMA DE AZUL que ficou em cartaz em curta temporada agosto/setembro na Sala Laura Cardoso no Teatro Westplaza Shopping  em São Paulo.

Em10 de  Março de 2023 Apresenteou a sua peça A DAMA DE AZUL no Teatro Municipal de São Caetano do Sul SP.

Em 25 de Março de 2023 fez palestra no SESC ITAQUERA falando sobre RACISMO E PRECONCEITO NOS ESPORTES OLÍMPICOS

Em 19 de Abril 2023 lançou seu livro BRASIL-100 ANOS DE NEGRITUDE  OLÍMPICA  que aborda o racismo e o preconceito nos esportes olímpicos, e a trajetória de Alfre Gomes, pioneiro atleta negro brasileiro a participar das Olimpíadas Paris 1924 e Vencedor da Primeira Corrida de São Silvestre.

Sobre este livro em Janeiro e Fevereiro 2024 fez palestras  nos SESC GUARULHOS, SESC IPIRANGA e SESC 14 BIS.

Em outubro de 2024 publicou o livro VITRAIS POLICRÔMICOS - REFLEXÕES, seleção de textos pulicados entre 2020 e 2023 na coluna Opinião do jornal O Pergaminho MG.

 

em dezembro 2024 iniciou os projetos Cotidiano Poético para publicação de uma antologia poética , e a antologia  A Essência dos Dias Crônicas & Contos.

Em janeiro 2025, escreveu, publicou e  lançou o livro ESTRADAS & CANÇÕES ALMA DOS FESTIVAIS, em comemoração aos seus 50 anos de participações em festivais.

 


www.blocosonline.com.br
www.usinadeletras.com.br
www.vendendoeaprendendo.blogspot.com/
www.acdepaulapoetaecompositor.blogspot.com.br 
Contato 
acdepaula09@gmail.com

acdepaulaproducoes@gmail.com 
www.baudopoeta.lojavirtualnuvem.com.br  

 

 

Wtatsapp 11- 993 .562.710

 

Site do Escritor criado por Recanto das Letras