O LABIRINTO DAS SOMBRAS - 2 - O SOM DAS MOEDAS SUJAS
Montenegro nunca se acostumara àquele tipo de silêncio. No submundo do crime, o silêncio era frequentemente mais revelador que o próprio ruído. Na penumbra de um escritório decorado com extravagância, ele observava atentamente cada detalhe da sala onde estava prestes a se encontrar com um dos homens mais perigosos que já cruzara seu caminho. O ambiente era decorado com obras de arte valiosas e móveis antigos, todos símbolos de uma riqueza que cheirava a podridão. Sentado à mesa, examinando documentos cifrados, estava Silvio Moretti, o patriarca de uma das famílias mais influentes e corrompidas da cidade. Poucos sabiam que ele era o verdadeiro cérebro por trás de um complexo esquema de lavagem de dinheiro que alimentava diversas operações criminosas. Menos ainda suspeitavam que Rafael Montenegro, sob o pseudônimo de "Rodrigo Alves", havia conseguido se infiltrar tão profundamente no círculo interno de Moretti. Rafael estudou cada gesto do homem à sua frente. Silvio Moretti era uma figura imponente, de cabelos grisalhos e olhar penetrante, mas havia algo na maneira como ele se movia — a confiança, a ausência de hesitação — que revelava um veterano em artimanhas.
Silvio Moretti: "Rodrigo, tenho certeza de que entenderá a importância da precisão no nosso... negócio." — Sua voz era calma, mas carregava o peso de uma ameaça velada.
Rafael (Rodrigo Alves): - Claro, Sr. Moretti. Dinheiro que não deixa rastros é uma arte. E posso garantir que minhas habilidades estão à altura do que precisa.
Silvio inclinou-se na cadeira, observando Rafael por alguns segundos antes de continuar.
Silvio Moretti: "É disso que gosto em você. Disciplina. E uma certa... frieza. Isso é raro de encontrar. Sabe, muitos acham que tudo se resume a números, mas é muito mais do que isso. É sobre manipular percepções, criar uma narrativa. E nesse jogo, as sombras são nossos maiores aliados."
Rafael (pensando): As sombras. Ele não faz ideia de que eu também sei navegar por elas.
Rafael permaneceu impassível enquanto Silvio lhe entregava um dossiê. Continha detalhes de uma nova operação: transferências bancárias entre múltiplos paraísos fiscais, usando empresas de fachada e contas em nome de laranjas cuidadosamente selecionados. A complexidade da operação era o que a tornava quase impossível de rastrear — quase.
Silvio Moretti: "Isso precisa ser concluído em 72 horas. A carga precisa passar limpa pelas mãos de nossos parceiros no Caribe. Nenhum erro será tolerado.
Rafael folheou os documentos, tomando nota mental de cada detalhe. Ele sabia que cada número, cada nome ali listado, era uma pista que poderia levar ao desmantelamento de toda a operação. Mas para fazer isso, ele precisaria agir com extrema cautela, mantendo sua cobertura intacta até o momento certo.
Rafael (Rodrigo Alves): - Considere feito. Preciso de acesso total às contas e às autorizações para movimentar as quantias necessárias. Garantirei que tudo esteja nos conformes.
"Silvio Moretti: - Tem minha confiança, Rodrigo. Não me decepcione." — Sua voz carregava o peso de uma advertência final.
Rafael (Rodrigo Alves): - "Nunca decepciono."
Ao deixar o escritório de Silvio, Rafael sentiu o familiar frio na espinha que sempre o acometia antes de uma grande jogada. Ele estava andando numa corda bamba, mas cada passo dado o aproximava mais de desmascarar o homem responsável pela ruína de tantas vidas — inclusive a de sua esposa, Clara. No caminho para seu esconderijo temporário, Rafael fez uma chamada criptografada para um de seus poucos contatos de confiança dentro da polícia.
Rafael:- - Tenente Moreira, preciso que rastreie algumas transferências bancárias. Vou enviar os detalhes. Tudo deve ser feito em absoluto sigilo, ou isso compromete toda a operação.
Tenente Moreira: - Você sabe que estamos sempre à disposição, Rafael. Isso vai ser grande?"
Rafael: - Se tudo correr como esperado, será o golpe final. Mas preciso de cada peça encaixada perfeitamente.
Terminando a ligação, Rafael voltou sua atenção para a operação. Ele tinha 72 horas para agir, mas precisaria usar todos os seus recursos. No entanto, havia algo que ele não esperava: Ana Moretti, a filha de Silvio, que aparentemente tinha uma agenda própria lhe faz uma visita inesperada. Naquela noite, enquanto Rafael revisava os detalhes da operação em sua casa segura, ouviu uma batida na porta. Ele não esperava ninguém. Sua mente treinada já calculava possibilidades e riscos. Pegou sua arma e se dirigiu cautelosamente para a entrada. Ao abrir a porta, encontrou Ana Moretti, a filha de Silvio, com uma expressão perturbada. Seus olhos, geralmente frios e calculistas, revelavam preocupação.
Ana Moretti: - Rodrigo... precisamos conversar. Agora.
Rafael (Rodrigo Alves): "Ana, o que está fazendo aqui?
Ana Moretti: -Você não tem ideia. Meu pai... ele está planejando algo grande, e não tenho certeza se conseguirá sair disso ileso. Você pode estar correndo perigo!"
Rafael (Rodrigo Alves): -Por que está me contando isso? Você sabe que estou do lado dele.
Ana Moretti: - Eu sei, mas... há algo que você precisa entender. Meu pai... ele não ...ele não confia em ninguém. Nem mesmo em você.
Rafael manteve sua fachada, mas por dentro, as engrenagens de sua mente giravam freneticamente. Seria possível que Ana estivesse planejando trair o próprio pai? Ou isso era apenas mais um teste?
Rafael (Rodrigo Alves): pensou lá com seus botões: - “Se isso é uma armadilha, Ana, você vai se arrepender."
Ana Moretti: - Estou muito preocupada. Sinto que há algo sobre essa operação que meu pai não está dizendo a ninguém.
Rafael ponderou por um momento. A situação estava se tornando ainda mais complexa do que ele havia antecipado. Mas, se Ana estava dizendo a verdade, talvez ele tivesse acabado de encontrar uma nova aliada — ou, pelo menos, uma nova peça no seu jogo.
Rafael (Rodrigo Alves): - Quais seus motivos para pensar isso? Você sabe de alguma coisa?
Ana Moretti: " - O dinheiro... não é só dinheiro. Há algo escondido nessas transferências. Algo que pode comprometer muita gente. Não sei o que é, mas meu pai está desesperado para manter isso em segredo
Rafael mantendo seu disfarce finge surpresa, mas não demonstra ter muito interesse no caso.
Rafael (Rodrigo Alves): - Então é melhor você descobrir o que é, antes que seja tarde demais. Eu não posso me envolver nisso.
Ana Moretti despediu-se, ela parecia sincera, mas...a cautela e o instinto de sobrevivência falavam mais alto!
Com a voz incisiva Montenegro deu o comando para Alexa tocar sua playlist favorita, o som da guitarra de BB King tomou conta do ambiente. Rafael acendeu um cubano, o gelo foi derretendo no escocês de 12 anos. De forma empática, ele sempre conseguia entender as motivações e emoções das pessoas ao seu redor. Era inteligente e perspicaz, com uma habilidade incrível de ler entrelinhas e captar detalhes. Seu pensamento viaja entre as lembranças de Júlia Moreira, uma jornalista investigativa com quem teve um relacionamento conturbado, mas intenso, e apesar de estarem separados, os sentimentos eram profundos e não resolvidos. As recordações de sua falecida esposa, Clara, que morreu em circunstâncias misteriosas há cinco anos, deixando uma ferida aberta em seu coração também povoam a sua mente. Tem um medo profundo de fracassar em sua missão de justiça, especialmente nos casos mais pessoais. O medo de se apegar a alguém novamente e perder essa pessoa, como aconteceu com Clara também o assombra. Às vezes se deixa envolver pela dúvida sobre sua própria sanidade mental, devido aos traumas e pressões do trabalho. Solucionar o caso do assassinato de sua esposa, que o atormenta desde a sua morte em circunstâncias estranhas, é seu principal objetivo, além de escrever um livro sobre suas experiências como detetive, misturando ficção e realidade, encontrar paz interior e talvez, um dia, reconstruir sua vida pessoal. Com as informações do tenente Moreira em mãos, Rafael começou a examinar mais a fundo as transações que deveria supervisionar. E foi então que ele encontrou o padrão: em meio às complexas transferências financeiras, havia pequenos montantes destinados a contas em nome de indivíduos desconhecidos, disfarçados como despesas triviais. Mas esses nomes... alguns pertenciam a pessoas já mortas, outras, a entidades fictícias.
Rafael (pensando): - Silvio está movendo algo muito mais grandioso do que dinheiro. Mas o que?
Ao acessar uma das contas, Rafael descobre um documento oculto — um arquivo criptografado que parecia conter informações vitais. O arquivo era grande demais para ser uma simples listagem de transações. Decifrar aquilo poderia expor toda a rede criminosa de Silvio Moretti e, quem sabe, revelar a verdade sobre a morte de Clara. Rafael pondera suas desconfianças: - “Preciso de mais tempo, para jogar este jogo com precisão cirúrgica”. Com a tensão crescendo, Rafael sabia que o próximo movimento seria crucial. Ele tinha que agir nas sombras do labirinto, descobrindo a verdade sem alertar Silvio. E para isso, cada passo teria que ser dado com a mais absoluta discrição. Enquanto as sombras continuavam a se fechar ao redor de Rafael, ele estava cada vez mais perto de solucionar o crime — mas também cada vez mais exposto aos perigos que espreitavam em cada esquina daquele labirinto sinistro.
recomendavel a leitura dos capitulos anteriores