AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos

COLHEITA

Você já ouviu aquele ditado: "Quem planta abacaxi não vai colher melancia"? Pois é, parece óbvio, mas se olharmos ao nosso redor, quantas pessoas estão por aí plantando abacaxis e esperando uma colheita de melancias suculentas? É a velha história de querer nadar sem molhar o pé, ou de achar que o bolo vai assar sozinho só porque a receita está na mesa.Se quem semeia vento colhe tempestade, por que tem tanta gente achando que pode plantar preguiça e colher sucesso? Vamos ser realistas: se você só planta desculpas, sua colheita vai ser cheia de arrependimentos. E não adianta depois reclamar que a vida foi injusta – afinal, quem com ferro fere, com ferro será ferido.Veja só: o gato escaldado tem medo de água fria, mas tem gente que tropeça na mesma pedra achando que desta vez vai ser diferente. Einstein já dizia que a definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes. E aí, como é que fica? Quer colher frutos doces, mas só tem plantado amargura?No fim das contas, a vida é justa – na sua própria maneira torta. Ela te devolve exatamente o que você dá. Se você quer sombra e água fresca, não dá pra ficar só de braços cruzados esperando o coqueiro crescer sozinho. Quem quer boa sombra deve plantar a árvore, regar, cuidar... e, claro, esperar. Porque a fruta só cai madura. E não adianta querer colocar a carroça na frente dos bois – o tempo tem seu próprio ritmo.Em suma, você é aquilo que faz, não o que sonha em fazer. E quem planta melancia, meu amigo, vai colher melancia. Agora, se o seu jardim está cheio de espinhos, talvez seja hora de reavaliar as sementes que você anda jogando na terra. Afinal, como diz o ditado: "Cada um colhe o que planta".

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 01/08/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras