AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos

QUANDO EU PENSO

Quando eu penso, vem um turbilhão de coisas na minha cabeça. Tipo um filme, sabe? Aquele bem colorido, que mistura comédia, drama, e umas cenas que você jura que são reais, mas depois percebe que foi só um sonho. Quando eu penso, lembro de tanta coisa boa... e de umas furadas também. Como aquela vez que apostei que conseguiria correr 10 km só porque vi um vídeo motivacional no YouTube. Resultado? Três dias de cama com as pernas mais duras que uma porta.

 

Quando eu penso na infância, sinto o cheiro do bolo de fubá da minha avó, a voz da minha mãe me chamando para tomar banho quando eu só queria mais cinco minutos de brincadeira na rua. E as broncas? Ah, as broncas... aquelas que eu achava que eram o fim do mundo, mas que hoje vejo que só me fizeram rir, tipo quando decidi que seria astronauta e subi na árvore mais alta do quintal para ver as estrelas mais de perto. Foi um tombo daqueles, mas a imaginação nunca me deixou na mão.

 

Quando eu penso no amor... ah, o amor! Esse capítulo que a gente nunca sabe se é comédia romântica ou novela mexicana. Penso em todas as vezes que jurei que era para sempre, e em todas as outras que me vi chorando ao som daquela música que parecia ter sido feita para mim. O amor tem dessas, né? Faz a gente se sentir nas nuvens, mas às vezes, é um pulo do trampolim direto para uma piscina vazia. Mas o bom do amor é que ele sempre volta, mesmo que de um jeito diferente, meio torto, ou até meio bobo.

 

Quando eu penso em trabalho, lembro das segundas-feiras que começam com um café forte e aquela vontade de estar em qualquer lugar, menos no escritório. Mas aí, quando eu penso bem, vejo que o trabalho também traz umas alegrias, tipo aquela sensação gostosa de missão cumprida quando finalmente termino aquele projeto que parecia impossível. E tem também os colegas, com suas histórias engraçadas e os almoços que acabam sendo o ponto alto do dia. No fundo, o trabalho é só mais uma parte da vida, com suas chatices e suas surpresas boas.Quando eu penso em viagens, vem aquela coceirinha boa nos pés. A vontade de arrumar as malas e sair por aí, conhecendo o mundo, descobrindo lugares novos, comidas diferentes, e claro, tirando umas fotos bem clichês para postar nas redes sociais. Mas o melhor das viagens, quando eu penso bem, é o que fica depois. As histórias, as risadas, os perrengues que viram piada, e aquela saudade que dá vontade de planejar a próxima aventura.

 

Quando eu penso no futuro, me vejo velho, com cabelos brancos e um sorriso no rosto. Penso nas histórias que vou contar, nas lições que aprendi, e nas pessoas que me fizeram ser quem eu sou. E, se der sorte, estarei sentado numa cadeira de balanço, com um bom livro nas mãos e o som das ondas batendo ao fundo. E se não der? Ah, tudo bem. Vou estar por aí, ainda pensando, sonhando e, quem sabe, inventando mais umas histórias para contar.

 

Quando eu penso... percebo que pensar é viver duas vezes. É ter a chance de revisitar o passado, sonhar com o futuro, e, quem sabe, rir um pouco da vida. Afinal, o pensamento é um daqueles companheiros que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre dá um jeitinho de trazer um sorriso no rosto.

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 01/08/2024
Alterado em 02/08/2024
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras