Sonho e Medalhas: Uma História de Determinação e Legado
Desde menino, Walter Gomes acalentava um sonho que transcendia o simples desejo de competir. Aos dez anos de idade, ele perdeu seu avô paterno, Alfredo Gomes, um homem que havia deixado uma marca indelével na história do esporte brasileiro. Alfredo foi um pioneiro, o primeiro atleta negro brasileiro a participar das Olimpíadas em Paris em 1924, além de ter vencido a primeira corrida de São Silvestre em 1925 e praticamente todas as competições que disputou. Com sua pele clara, Walter se orgulhava profundamente desse legado.
As lembranças do avô não se limitavam às histórias contadas na varanda de casa ou aos passeios pela cidade de São Paulo. A camiseta do avô, ostentando inúmeras medalhas, era um símbolo de triunfo e perseverança. Alfredo havia doado algumas medalhas, uma que não estava na camiseta inclusive, havia se transformado no par de alianças dos seus avós, Alfredo e Camila. Infelizmente, a camiseta com as medalhas foi roubada em um assalto à casa do meu padrinho José Gomes, pai do Walter e nunca mais foi vista. No entanto, essas medalhas continuaram a viver na memória afetiva de Walter.
O tempo passou, como costuma acontecer, e Walter seguiu uma carreira estressante como executivo de vendas, um estilo de vida que não deixava espaço para a prática regular de exercícios. Até que, inevitavelmente, o corpo cobrou seu preço. Em um dia que parecia comum, Walter desmaiou no corredor de um shopping. O diagnóstico do médico foi um alerta severo: ou ele começava a praticar exercícios, ou sua saúde estaria em grave risco.
Determinando-se a mudar, Walter iniciou com caminhadas e corridas de percursos pequenos. Foi então que viu a oportunidade de concretizar seu antigo sonho de infância: correr uma São Silvestre em homenagem ao avô Alfredo. A corrida não era apenas um evento esportivo, mas uma forma de honrar a memória e o legado de Alfredo, resgatando a história de conquistas e superação.
Hoje, Walter corre todas as semanas e já participou de várias edições da São Silvestre. Com um merecido orgulho, ele ostenta suas muitas medalhas, não apenas como conquistas pessoais, mas como um tributo ao avô que lhe inspirou. Cada medalha é um símbolo de determinação, de um sonho que se manteve vivo ao longo dos anos, e de um legado que continua a inspirar gerações.
O sonho de Walter e suas medalhas são mais do que troféus de vitórias; são a personificação de um vínculo entre gerações, uma homenagem a um pioneiro e a prova de que, com determinação e paixão, é possível transformar sonhos em realidade.