AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos

 

CENA 1

Personagens

RUBIA GRANADA     &   VITALINO

CENÁRIO Hall de Entrada  do Condomínio Tropical, o porteiro Vitalino na recepção grudado no celular, Rubia Granada chega  cheia de sacolas.

RUBIA GRANADA –(chega da rua carregando sacolas de compra) -  Boa tarde Vitalino!

VITALINO  -(sorridente)  Boa tarde dona Rubia !

RUBIA GRANADA (cara de pouco caso)– Boa tarde, e ficaria melhor se você me ajudasse a levar esse monte de  sacolas né!?

VITALINO – Dona Rubia a senhora sabe que eu não posso deixar o meu posto aqui ao Deus dará!

RUBIA GRANADA – Para de frescura, tá  querendo bancar o funcionário padrão é?

VITALINO – (cara de coitadinho) Dona Rubia a senhora sabe que depois vai sobrar pra mim!

RUBIA GRANADA –(irônica e com cara de reprovação) Pra ver como é né, tanta gente reclamando que falta um monte de coisa, e você vai reclamar porque vai  (enfática) sobrar. Me poupe!

VITALINO –(preocupado) Pega a visão dona Rubia. Pra mim só vai sobrar é bronca, e se bobear uma advertência.

RUBIA GRANADA – (olhando para os lados) Ninguém tá vendo, é só você subir e descer rapidinho e assume seu posto de novo.

VITALINO – Mas tem as câmeras dona Rubia, aí eu me ferro!

RUBIA GRANADA – Não esquenta não! Você mesmo me disse que essas câmeras não estão funcionando há mais de um mês, e que a síndica gastou a grana do conserto colocando botox.  Lembra?

VITALINO (cara triste) Eu e a minha boca grande viu!!

RUBIA GRANADA - Depois eu te dou um presentinho.

VITALINO –(cara de gozador) Igual a camiseta que a senhora me deu, que eu lavei e ela encolheu?

RUBIA GRANADA(nervosa) Quem mandou lavar? Agora eu é que tenho culpa!

VITALINO - Dona Rúbia, pega a visão, a camiseta virou baby look, eu fiquei parecendo um peru dentro de um pires!

RUBIA GRANADA(cara de dó) Tadinho do peru né!!

VITALINO  (revoltado) A senhora tem que ter do é de mim não do peru!

RUBIA GRANADA –(inquisidora)  Você por acaso morreu na véspera de Natal? Deixou alguma perua viúva com uma penca de peruzinho pra criar??

VITALINO - E eu ainda passei a maior vergonha a camiseta era falsificada.

RUBIA GRANADA Cê tá loco Vitalino, eu vendo tudo quase original.

VITALINO  (apontando para as sacolas) Original? Tudo comprado no Brás e na 25, tem dó dona Rúbia , no lugar do jacarezinho tinha uma lagartixa. E Lacoste estava escrito com G.

RUBIA GRANADA - Deixa de ser bobo, jacaré , lagartixa , calango, é tudo bicho! Tudo a mesma coisa. Eu não vendo nada falsificado. (fazendo pose, e dizendo enfaticamente)  São produtos alternativos!

VITALINO  - (cara de preocupado) Tem correspondência pra senhora. (entrega a correspondência) É da síndica cobrando os três meses de condomínio atrasado.

RUBIA GRANADA – (nervosa) Como é que você sabe que é cobrança? Violar correspondência é crime Vitalino!

VITALINO – Calma dona Rubia, pega a visão! A senhora sabe que a faxineira foi demitida né? (irônico) Como tem muita gente atrasando o pagamento do condomínio, a síndica vive mandando  eu fazer tudo.

RUBIA GRANADA – E o que tem a ver o mel com a maionese Vitalino? Isso não é desculpa!

VITALINO Pega a visão dona Rubia, teve reunião de condomínio, a senhora nunca vai porque está sempre devendo né? Por isso não sabe das coisas. A síndica pediu pra eu servir um cafezinho para o pessoal, e enquanto eu fazia isso, ouvi que a pauta da reunião era a cobrança do condomínio, e alugueis  em atraso.

RUBIA GRANADA – Tá bom desculpe!

VITALINO(mostrando outro envelope) – Chegou uma carta do SPC também, dona Rubia!

RUBIA GRANADA (brava e irônica) Você foi servir cafezinho lá no SPC também Vitalino?

VITALINO – (com cara de esperto) - Dona Rubia, pega a visão, no envelope tem o nome do remetente. E depois, este tipo de carta de cobrança, a gente que é porteiro,  já conhece!

RUBIA GRANADA  - Você é mais liso que peixe ensaboado né Vitalino?!

VITALINO – Ah! eu ia esquecendo! Veio um oficial de justiça trazer uma intimação pra  senhora.

RUBIA GRANADA – E o que você disse pra ele Vitalino, cadê a intimação.

VITALINO – Pega a visão dona Rubia, a gente que é porteiro já  sabe que se assinar o recibo da intimação, o destinatário tá ferrado. Ai eu disse pra ele que não podia assinar,  pois eu não era o porteiro aqui do prédio. Disse que eu vim visitar meu amigo aqui, e ele me pediu pra ficar no lugar dele enquanto ele dava um pulo no caixa eletrônico.

RUBIA GRANADA – Obrigado Vitalino, livrou mesmo a minha cara!

VITALINO Pega a visão dona Rubia, a senhora não paga aluguel, mas mora no meu coração. No bom sentido é claro!

RUBIA GRANADA(cara de preocupada) Não vai ter jeito, vou ter mesmo que mudar daqui.

VITALINO – Me desculpe dona Rubia, mas a senhora vai sair daqui pra morar aonde, na rua? Devendo e com o nome sujo a senhora não vai conseguir alugar apto em lugar nenhum.

RUBIA GRANADA – (desesperada) - E o que é que eu faço Vitalino?

VITALINO – A senhora deveria é arrumar uma pessoa pra rachar as despesas do apto. Aí nem precisava mudar. Nem ia passar vexame com a ficha cadastral.

RUBIA GRANADA – (pensativa)  É , vou ter mesmo que pensar em alguma coisa! (voltando a realidade olha para Vitalino, e imita o seu jeito de falar) - Pega visão Vitalino me ajuda aqui que isso tá pesado!

VITALINO – Tá bem dona Rubia !(pega algumas sacolas).  Mas vamos logo pode chegar alguém aqui na recepção!  (os dois entram no elevador).

 

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 29/04/2022
Alterado em 29/04/2022
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras