AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
PAU QUE DÁ EM CHICO...

Dizem por aí que “pau que dá em Chico também bate em Francisco”, mas desculpem-me discordar, a coisa não é bem assim! Dizem também que dentro das quatro linhas da Constituição somos todos iguais, mas tem gente que é mais igual que outras!

As urnas eletrônicas que elegeram o soldadinho de chumbo, agora não têm mais o mesmo valor se por elas for eleito qualquer outro candidato. É assim que a banda toca! E o soldadinho quer difundir a banda marcial, afinal essa é a sua única proximidade com a arte, afinal música é arte!

Por sua vez, o outrora cantor da Jovem Guarda que mudou radicalmente de mala e cuia para as plagas sertanejas parece ter o coração de papel e a língua que não cabe dentro da boca. Ninguém deve ter lhe avisado que mesmo sendo famoso e idoso, não tem direito preferencial para falar o que lhe dá na telha, principalmente se o que diz pode ser tipificado como crime de incitação.

Hoje em dia porém cada um quer moldar a democracia e a liberdade de expressão à sua própria imagem e semelhança. Sempre se falou que a principal deficiência de todo governo estava na área da educação. Isso não é coincidência, é feito de caso pensado. “Povo marcado, povo feliz!” já cantou o poeta.

Pra que educação satisfatória, pra fazer o povo pensar? Sabemos que os jovens, nós também fomos assim, são avessos à regras e regulamentos, e sempre lhes atribuiu isso à uma rebeldia sem causa.

Mas os jovens de hoje em dia tem como causa provável de rebeldia, a influencia negativa às suas atitudes com os exemplos dados diariamente pela autoridade máxima da nação, que fala e se refere aos desafetos políticos, repórteres e jornalistas, com um linguajar chulo sem qualquer vestígio de pudor, vergonha, respeito, ou coisa que o valha!

Nunca na história deste país houve um presidente tão malcriado e boca suja como o capitão que utiliza termos que fazem corar os frequentadores dos bordéis de quinta categoria, com todo respeito aos bordéis!

É tanta bravata, tanto palavrão, tanto diz que me diz que parece briga de comadres. Pra piorar, o soldadinho indisciplinado, característica que conserva desde os tempos da caserna, induz seus robôs amestrados, que se julgam o supra sumo da inteligência, atribuindo-lhes a responsabilidade pelos seus eventuais atos de lesa pátria e atrocidades contra a democracia pela qual, sua veia ditatorial anseia. O autor é poeta e letrista de MPB
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 20/08/2021
Alterado em 21/08/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras