AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
 
PALHAÇO !

Quem pintou o arco-íris e os raios do luar, seriam os deuses astronautas saboreando um manjar? Quem diz que faz e acontece não teme a tal Lei Divina? Alguém pulou algum dia da tal Muralha da China? Se o Papa é pop ou punk pouco me importa saber, vazias letras de funk, me digam, servem pra que?

Quem tem boca vai à Roma, Palestina ou Cubatão, quem tem telhado de vidro não tem medo de avião? Quem corre por gosto se cansa, ou encara numa boa, quem empurrou o iceberg que naufragou a canoa? Quem inclinou a torre de calabresa e três queijos, quem tropeçou no destino em busca dos seus desejos?

Quem nunca cantou baixinho uma canção do Roberto, quem nunca esteve no escuro em pleno dia, céu aberto, quem não caminhou sem lenço como já cantou Caetano, perdeu da razão, o senso, e meteu a cara no engano?

Quem pensa muito na vida perde a hora do embarque, quem acendeu a fogueira que queimou Joana D’Arc? Quem escreveu nas estrelas a sorte por linhas tortas, quem descobriu que era tarde e abriu do pranto as comportas?

Quem tem fé na padroeira segue firme em sua rota, figa de guiné no bolso, ferradura atrás da porta? Quem obedece e não manda carece de atitude, quem derramou na calçada o Elixir da Juventude?

Quem julgou ao arrepio das suas próprias razões, quem encarou os problemas sem encontrar soluções? Quem na hora do embarque, mala cheia de vazios, não lembrou Chico Buarque, e ficou a ver navios, quem com a alma deserta, que o equilíbrio desalinha, não lembrou Grito de Alerta, como cantou Gonzaguinha?

Quem tem medo da verdade tira o cavalo da chuva, por inteiro, não metade, quem já sofreu de saudade onde o vento faz a curva? Quem tudo quer não se importa se é real ou se é golpe, quando Setembro chegar o castigo vem a galope?

Quem entre tudo e o quase, entre o hoje e o amanhã, não mergulhou no Oceano nas águas de Djavan? Quem nunca agitou a alma para sair do marasmo, vestiu um blusão de couro, cantou um rock do Erasmo?

Quem no auge da saudade, esquecendo seus princípios, não chorou dores de amores, ouvindo Tom e Vinícius? Quem não recordou Oswaldo explodindo em Agonia, e na quebrada da soleira cantarolou Melodia?

Quem não vê que o soldadinho, é de chumbo e não de aço, quem festejou o eleito com tamanho estardalhaço, e hoje olha no espelho e não se sente um palhaço?
(o autor é poeta e letrista de MPB)
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 16/06/2021
Alterado em 16/06/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras