AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
RADICALISMO

A maioria dos brasileiros se amarra em heróis e salvadores da pátria, e na ânsia de suprir essa necessidade, o cidadão carente de figuras heróicas que realmente poderiam assim ser intituladas, acaba pondo os pés pelas mãos.

E não pensem que isso acontece apenas com aqueles esquecidos pela sorte, e ou, pelos que não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal sólida e alicerçada.

Pessoas financeiramente bem sucedidas, e de qualquer etnia ou crença religiosa, assim como aquelas que lograram êxito na carreira profissional, são igualmente carentes de representação de uma figura heroica.

Essa ânsia que a todos embala converge para uma realidade incontestável; todos querem um herói pra chamar de seu.

Mas como diz o velho ditado, é ai, que o bicho pega! As pessoas querem pertencer a um grupo que as represente, inclusive ideologicamente.

E uma coisa é certa, a fé cega de qualquer ideologia os leva às raias do radicalismo estrutural, seja ele político, esportivo ou religioso.

E tudo o que é demais atrapalha, inclusive, dizem, até dinheiro!

Assim não importa se o sujeito é negro, branco, ou amarelo, se as cores do seu clube do coração sejam, amarela, verde, vermelha, preta, ou roxa com bolinhas da mesma cor.

Se ele é um católico fervoroso, um evangélico dedicado, ou se ele é budista, umbandista, ou pertença a qualquer outra crença ou matiz religiosa.

Tanto que, radical pode ser sinônimo de drástico, brusco, absoluto definitivo, decisivo, profundo enérgico, rígido, implacável, severo, inflexível, e outras coisas mais.

E neste ponto toda pessoa radical se acha absoluta e dona da verdade.

O problema é que a pessoa radical, como o próprio nome o diz, não conhece o meio termo, para ela não existe cinza e nem bege, na sua escala cromática só existe o preto e o branco.

Isso faz com que os fervorosos radicais militantes políticos, sejam eles de direita, esquerda, centro, ou o diabo a quatro, se tornem genericamente farinha do mesmo saco no que tange à intransigência.

E eles professam o seu radicalismo principalmente se espelhando na figura icônica de seus heróis, e mesmo que seus ídolos sejam de pano e seus heróis sejam santos do pau oco.

Por isso, mesmo que o herói escolhido seja apenas um simples Soldadinho de Chumbo, o militante radical o enxerga como o Homem de Aço!

O radicalismo é uma luz negra que cega os olhos da razão!
(o autor é dramaturgo, e letrista de MPB)
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 07/06/2021
Alterado em 07/06/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras