AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
VACINA MORAL
VACINA MORAL !     AC DE PAULA  SP

Enfim 2021 chegou e a esperança de todos é que ele não nos traga mais surpresas como o seu antecessor, pois num belo dia, não mais do que de repente, o céu do mundo todo escureceu e aconteceu o que ninguém em sã consciência poderia esperar e nem sequer imaginar que acontecesse. E até hoje, a cada dia vamos aprendendo que nem tudo ou quase nada é como planejamos, pensamos, ou como queremos que seja.

Hoje vivemos o denominado novo normal, uma realidade que até pouco tempo seria uma distopia, as máscaras e o distanciamento social fazem parte do cotidiano daqueles que acreditam na ciência e suas pesquisas. E aqueles que assim como eu, mesmo seguindo as recomendações sofreram na pele ou acompanharam de perto o sofrimento de entes próximos em virtude do contágio, sabem mais do que ninguém que o assunto não é brincadeira.

Felizmente existe a esperança da possibilidade da vacina para aplacar e conter os efeitos do vírus mortal, menos mal, mas para outros males que nos assolam, como os trambiques e corrupção de alguns políticos devo confessar que não vislumbro solução, não vai existir uma vacina moral, é filme antigo que estamos cansados de assistir e que nunca sai de cartaz.

Claro que todos possuem o direito de ir e vir e a liberdade de aceitar ou não determinadas recomendações ainda que elas estejam ancoradas no porto seguro da ciência. Mas ocorre que a não observação destas recomendações não causam efeitos apenas e tão somente naquelas pessoas que delas discordam.

Tem gente pagando pra ver e não se pode lhes negar este direito, mas a medida que atitudes isoladas possam disseminar um contágio e trazer efeitos danosos e por vezes irreversíveis, ou até mesmo a morte à terceiros, essas atitudes tornam-se inaceitáveis, e, a meu ver, passíveis de sanções penais pois caracterizam crime de perigo concreto.

E neste diapasão temos, infelizmente, figuras do mais alto escalão se comportando como criança birrenta e teimosa. Nunca tive político de estimação e nem paixão por qualquer coloração partidária, sempre fui um crítico ferrenho do desgoverno seja ele de esquerda, centro, direita ou da pqp, e infelizmente o que se evidencia é que na sua grande maioria, guardando-se as mínimas proporções, os políticos que exercem o desgoverno nas esferas, federal, estadual, e municipal, são todos farináceos da mesma embalagem.

A verdade é que faz tempo que a gente come grama, mas agora o buraco está mais fundo, estão dizendo até que a grama não vai dar pra todo mundo, e as pessoas presas nas teias das tais redes sociais, nem sentem pulsar nas veias seus sonhos e ideais.

E assim por aqui caminham, a impunidade, a corrupção, a tramoia, o trambique, o jeitinho brasileiro, as fraudes nas licitações, as vendas de sentenças, o descaso do poder público para com as mazelas sociais de sempre, a desigualdade, o preconceito que dizem não existir, e as promessas dos políticos.

É verão e em breve virão as enchentes, as águas de Janeiro, Fevereiro e Março, a dor, o sofrimento dos alagamentos, soterramentos, desabamentos, e as mortes fruto de uma tragédia já anunciada e nunca evitada.

Mas o que importa para as nobres figuras é garantir a qualquer custo, (até porque o fazem com o dinheiro público) uma vaguinha no esquema, ou não largar o osso de uma  boquinha já conquistada, afinal parodiando Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a sede de poder não for pequena!  O autor é poeta e compositor
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 02/01/2021
Alterado em 02/01/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras