AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
A FÉ E O DESLUMBRAMENTO
A fé cega por vezes faz surgir a faca amolada do deslumbramento fazendo com que pessoas acima de quase nenhuma suspeita despenquem da corda bamba do próprio ego.

E assim, líderes religiosos e espirituais que em razão da fé de seu rebanho, exercem sobre ele poder e influência, acabam singrando os mares da ganância material ou se afogando nas ondas midiáticas que os levam ao estrelato e os transformam em estrelas pop.

Este pecado, afeta inclusive líderes religiosos que eventualmente podem nem sequer acreditar em pecado, e em qualquer que seja a religião, seita, ou crença, a exploração da fé e o desvio de recursos materiais doados pelos fiéis para alicerçar as bases da propagação e divulgação dos feitos e conceitos da pregação da palavra religiosa, leia-se aqui em todas as suas modalidades, infelizmente torna-se cada dia mais comum.

O problema não está nas crenças ou religiões  e sim em alguns dos seus líderes e ou mentores que não guardam nenhuma relação com a divindade,podem ter o dom da palavra, o carisma contagiante, um poder de convencimento espetacular,mas  são apenas mortais  que a certa altura resolveram   cortar um atalho e se contentar com o paraíso aqui mesmo na Terra.

Claro que felizmente a maioria é exceção, mas há sim os que sucumbem à ganância, ao efeito do glamour causado pela exposição pública, e aos desejos carnais, que os fazem cruzar a linha imaginária da decência e usufruir indevidamente deste poder lhe concedido pelo rebanho.

Evidentemente, à princípio,sempre há um motivo louvável que justifique o uso dos atributos pessoais dos líderes do rebanho para conseguir doações, donativos, enfim, qualquer modalidade de auxílio financeiro de seus fiéis, afinal não existe almoço grátis, é preciso lançar meio de toda a parafernália midiática para vender o peixe de pregação e isso tem um alto preço, é preciso sempre arrecadar cada vez mais.

A divulgação da palavra divina de qualquer religião, ou de qualquer crença independentemente de qual seja o matiz religioso, acaba se tornando um vírus que contamina à todas elas.

Espaços no rádio e na televisão, empresas jornalísticas, emissoras próprias para transmissão, equipes de mídia social, profissionais categorizados e competentes, lojas online para vender absolutamente de tudo, custa muito dinheiro e as equipes próprias ou terceirizadas precisam e devem ser remuneradas,  mas o sucesso  alcançado nos apelos de arrecadação financeira justifica o investimento.

As construções de templos,santuários, basílicas, casas de oração, encabeçam o apelo pelas contribuições dos fiéis que querem, e merecem ter um local adequado para cultuar seus profetas, seus santos, seus orixás, seus mentores espirituais.Mas geralmente é aí que começa a encrenca, lembro-me de meu pai falando quando eu ainda era criança,que a obra da Catedral da Sé em São Paulo, e de qualquer igreja não terminava nunca;
- Se  terminar vão pedir doação pra que?

Este detalhe já tem alternativa pois além de arrecadar donativos para construções de templos faraônicos construídos com mármore importado de Israel, a maior catedral do mundo com a suntuosa Porta Santa construída em bronze com detalhes em  ouro, o maior sino suspenso do mundo medindo quatro metros e 55 toneladas construído na Polônia ao custo de seis milhões de reais.

Em Goiás uma associação religiosa cujo líder está sob os holofotes do palco de investigações policiais,comprou mais de cem propriedades rurais entre fazendas, sítios e  chácaras ao custo de mais de trezentos e sessenta milhões de reais, isso em menos de dez anos.

No mesmo estado da federação um médium mundialmente conhecido também acusado de delitos como abuso sexual de fiéis, venda de pedras preciosas falsas, fraudes e lavagem de dinheiro,acumulou um império de mais de cem milhões de reais entre propriedades comerciais,  automóveis de luxo, avião, e fazendas.

No mesmo estado de Goiás há uma cidade criada a partir de um centro espírita no segundo menor município do estado,  que  em consequência disso concentra maior população espírita do município na ordem de 45,52%, o que tornou a cidade a capital espírita do Brasil.

É evidente que o pequeno município onde um prefeito se elege com menos de 500 votos, vive em função do espiritismo pois há fiéis que se deslocam de todo o Brasil para a pequena cidade fazendo girar a economia, e os que têm indicação para cirurgias mediúnicas podem ser atendidos em pousadas e hotéis da pequena cidade.

Resumindo, o problema não é  a fé cega e sim a faca amolada com que por vezes alguns dos líderes religiosos e mentores espirituais, por motivos pessoais e exclusivamente materiais, fazem sangrar o rebanho. 

O autor é poeta, compositor, e dramaturgo
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 07/09/2020
Alterado em 07/09/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras