AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
CONCHA VIRTUAL
CONCHA VIRTUAL
É inegável a importância do mundo virtual no atual cenário das relações e conhecimento. Hoje temos tudo em tempo real à distância de um simples toque.

Mas o mesmo sistema , para usar um termo antigo, é uma faca de dois gumes, ao mesmo tempo em que proporciona conhecimento, diversão, entretenimento, e amizades virtuais, está afastando as crianças, os pré adolescentes e os jovens, do mundo real e de gente de carne e osso.

É com grande júbilo que pais acham o máximo uma criança de dois anos manusear um aparelho celular com uma destreza não comum à maioria dos adultos.

Creio que quase cem por cento dos pais de crianças hoje em dia conhecem Mundo Bita, Dora Aventureira, Mini BeatsPower Rock, SOS Fada Manu, Pepa, etc.

É legal e prático pois enquanto a criança esta ali vidrada na tela, a mãe consegue um tempinho para cuidar dos afazeres.
Então em casa onde há crianças tem também uma TV ligada em algum desenho animado.

A passagem da criança da tela da TV para a telinha do celular acontece de forma automática.

Aos dez anos a criança já domina como ninguém o uso da tecnologia pelo celular, no instagran ela está ligadíssima em tudo o que acontece, a tal ferramenta virtual agrega tudo o que lhe desperta o interesse, vídeos engraçados, dicas de moda, perfil de jovens que dominam os canais do youtube, jogos, artesanato, etc.

Os pais ficam sossegados afinal a criança esta dentro de casa e o perigo esta lá fora, no entanto na prática a teoria é bem outra.

A criança se envolve tanto que se fecha numa concha virtual, não prática atividade física, não vê graça em qualquer coisa que não se possa alcançar na telinha com um simples toque.

No mundo virtual não existe gente! Claro que os youtubers não são literalmente  seres de outro planeta, mas as crianças precisam de limites ao acesso do  celular, pois se isso não acontecer elas acabam se isolando do mundo real, apesar de aprenderem muita coisa não conversam com os pais e nem com amigos que não estejam inseridos no mesmo contexto de comunicação virtual.

É duro ter que admitir, mas a família está perdendo seus filhos para o Instagran, e já passou da hora dos pais aprenderem a dizer NÃO e trazerem os filhos para a real realidade.

Impor limites é regra de educação.

AC De Paula    #poetaacdepaula  #acdepaulapoeta
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 14/03/2019
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras