AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
GOLPE E CONTRAGOLPE!
GOLPE E CONTRAGOLPE!
O espetáculo Sempre Mais do Mesmo continua.
- Ah! Não? Acabou?
Lágrimas rolaram (se de crocodilo, não sei, não posso afirmar), em contraponto a pirotecnia retórica de inflamados defensores e acusadores, que permeou os discursos marcantes e cinematográficos, em que muito se falou e pouco ou quase nada se esclareceu.

Metáforas peroladas floresceram em frenéticos e saltitantes borbotões da boca dos fazedores de discurso, e só brilhavam menos do que os olhos dos que as proferiam, todos eles campeões olímpicos na modalidade de “puxar sardinha para a própria brasa”, ou vice versa como queiram, se é que alguém há de querer.

Por isso, não há o que comemorar e nem o que se lamentar. A regra é clara, na ausência, (forçada ou não) do piloto, assume o copiloto a nave não pode ficar a deriva, muito embora às vezes ela vague ao léu mesmo com um comandante no posto.

Não faltaram as mentiras deslavadas, o falso ufanismo, e os impropérios sempre precedidos do respeitoso pronome de tratamento “Sua Excelência”, pois há de se ofender porém sem perder a postura!

É intrigante a repulsa ao copiloto que ora assumiu o comando, pois a mesma repulsa não existiu quando o mesmo figurou na chapa presidencial em 2010 e repetiu a dose em 2014.

Talvez tudo tenha começado quando o copiloto de forma pouco convencional enviou uma carta à comandante da nave choramingando pelo fato de haver se tornado uma figura decorativa, muito além do que a própria condição do cargo lhe destinou.

Creio eu que, se a comandante não tivesse minimizado tal fato e até mesmo quase o ignorado, se tivesse ela sabido ler nas entrelinhas, o que não ocorreu face a sua total ausência de traquejo político, tanto que não se afinava nem mesmo com os pares do seu próprio partido, esse recente capítulo da história não teria sido escrito, ou seria outra a sua redação.

O afastamento do piloto é um ato jurídico legal e incontestavelmente constitucional, pois que previsto na magna carta, mas no sórdido panorama político existem manhas e artimanhas como meios para se justificar determinados fins.

Enquanto prevalecer esse sistema político de loteamento de cargos e a velha prática do toma lá e da cá, pois é dando que se recebe, o povo nunca vai receber nada, mas vai continuar tomando, se é que me entendem!

AC De Paula #poetaacdepaula
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 01/09/2016
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras