AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
ESPECIALIDADE ou “Cada macaco no seu galho!” 

  
 
O exercício da advocacia é uma atuação dinâmica e constante e não pode prescindir do acesso da tecnologia da informação. Inegável que hoje o Direito Imobiliário tem destaque incontestável e é tido como essencial no contexto do atual panorama.

Ao falarmos portanto em Direito Imobiliário estamos nos referindo as relações situadas no mundo jurídico dos contratos de venda e compra entre particulares e no âmbito dos financiamentos imobiliários, onde temos a intervenção das instituições financeiras, bem como da locação de imóveis, e, como segmento do Direito Privado e de Propriedade, engloba, dentre outros institutos, a Posse, a Incorporação, o Condomínio, o Usucapião, etc.

Se você pretende locar, comprar ou vender um imóvel, a intermediação da transação feita por um profissional credenciado e competente é o mais recomendável. Pode ter certeza que o barato, acaba saindo muito caro!

Por vezes a falta de uma consultoria imobiliária competente pode lhe acarretar o ônus de uma posterior assessoria jurídica, que com certeza terá custo igual ou superior ao valor da comissão que você tentou economizar.

Quando consultar algum advogado para assessorá-lo tenha em mente o seguinte: Vivemos hoje no mundo da especialidade, você não vai a um ortopedista para cuidar de um problema na vista, muito embora tanto o ortopedista quanto o oftalmologista sejam médicos devidamente credenciados, e aptos a exercer a profissão.
É a velha máxima do “cada macaco no seu galho!”

Via de regra as pessoas querem ser assessoradas juridicamente regateando honorários, ou pedindo para um parente formado, mas que não exerce a profissão,  para um sobrinho, primo, ou amigo que cursa direito, “dar uma olhadinha na documentação e no contrato”.

Perdoe-me a sinceridade, não existe esse negócio de “dar uma olhadinha”, o profissional competente vai fazer um exame minucioso da documentação e do contrato, e um trabalho bem feito vai custar o que realmente vale, e vai lhe dar segurança jurídica!

Você pode evitar o custo de uma assessoria jurídica já que a grande maioria das imobiliárias tem um responsável jurídico, o problema eu sei, é que nem sempre você vai se sentir à vontade pelo fato do profissional estar ligado a imobiliária, alguns clientes ficam com um pé atrás pelo fato de saberem que o escritório sobrevive das intermediações, e o advogado, ao seu juízo, pode ser tendencioso já que existe uma comissão em jogo.

Não posso jurar por Deus que isso jamais aconteça, mas via de regra, salvo raríssimas exceções, tanto a imobiliária, como o corretor e o advogado têm um nome a zelar e as transações  costumam ser seguras e imparciais. Ao menos eu sempre agi desta forma nos meus muitos anos de mercado imobiliário.

Por isso, se eventualmente você precisar de uma assessoria na venda, compra, e locação  de um imóvel, procure um profissional que entenda dos tramites contratuais, escrituras, certidões, registro de imóveis, de preferência um profissional especialista em direito imobiliário.

Não deixe que o seu sonho da casa própria se transforme em tormentoso pesadelo!
 

AC de Paula
 
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 15/01/2013
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras