AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
 
              HAJA CRIATIVIDADE
                       
                                    Eu havia fechado a venda de um apartamento para o senhor Luiz na rua dos Democratas, em São Judas, era um apartamento  de três dormitórios e duas vagas de garagem. O proprietário, senhor Augusto, era um alto executivo de um banco e havia sido transferido para logo ali do outro lado do mundo, em Cingapura! Quem havia assinado o contrato era seu irmão, procurador e advogado. 

                                        Havia um prazo de sessenta dias para pagamento do saldo do preço, sendo que o comprador iria utilizar recursos do FGTS como parte do pagamento, e, a outra parte seria com recursos próprios provenientes da venda de um imóvel, que havia sido transacionado através de financiamento bancário. Ou seja, era preciso receber para poder cumprir o pagamento de parte do saldo do preço.

 
                                   Ocorre que o processo de liberação dos recursos do FGTS, ficou pronto bem antes do processo de financiamento do imóvel que o senhor Luiz havia vendido. Surgiu então um impasse  pois,  o senhor Augusto se recusava assinar a escritura para liberação dos valores, já que  haveria ainda uma pendência no pagamento. É evidente que ele estava coberto de razão, ela ficaria sem garantia real para receber o restante.
 
                                   Como desgraça pouca é bobagem havia ainda um agravante, o senhor Luiz havia entrado na posse precária do imóvel, pois precisava fazer algumas reformas, e já havia detonado o apartamento todinho para adaptá-lo ao seu gosto e necessidades. O pepino era bem maior que uma melancia, mas precisava ser resolvido. Com o proprietário do imóvel lá no final do mundo, tudo ficava mais complicado ainda.
 
                                   Gerente de vendas tem mais é que se virar, o corretor já havia feito a parte dele e inclusive, recebido parte da comissão que havia entrado no ato da assinatura do contrato. Se a venda abre, o bicho pega! E, no entanto, existem donos de imobiliária que pegam no pé do gerente quando ele, segundo eles, fica perdendo tempo com venda já feita!

                                    O pós venda não é visto como primordial o que é um grande erro! No entanto, eu tenho orgulho de dizer que nunca, jamais, precisei devolver um centavo de comissão já recebida. Sempre lutei para tirar a sagrada remuneração na assinatura do contrato e pagamento do sinal, mas, jamais deixei um cliente na mão pelo fato de já haver recebido.
 
                                   Quando a coisa fica preta, gerente parece goleiro escolhendo canto para defender pênalti, está sempre sozinho e se pular no lado errado, ferrou-se!
 
                                   Depois de muito pensar vislumbrei uma solução, e assim, como as matrículas das garagens eram separadas, lavramos a escritura de venda do apartamento para liberar o FGTS,  as escrituras referentes às vagas foram lavradas posteriormente quando o senhor Luiz já havia recebido o dinheiro da sua venda.
 
                                   Eu havia conseguido convencer o senhor Augusto lhe assegurando que não haveria problemas para receber o saldo do preço, afinal, um apartamento daquele porte sem garagem não teria nenhum valor no mercado!

(este relato faz parte do meu livro VENDER VENCER Crônicas e Anotações)


AC de Paula
poeta e compositor
www.rededeescritoresindependentes.ning.com
AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 14/05/2012
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras