AC DE PAULA
Dom Quixote Tupiniquim
Textos
                                                  ANJOS ETÍLICOS
 
Era um domingo, não posso afirmar se o vento soprava, se os pássaros cantavam, se estava chovendo ou não, quantos graus marcava o termômetro, nem se havia clássico no Morumbi. A voz aveludada invadiu o espaço e ele pensou que ouvia um locutor de rádio FM:
 
- Vá, veja, ouça, cante ou escreva, mas passe a bola pra frente, pois quem não anuncia se esconde!
 
Ele voltou-se tentando localizar e identificar o dono daquela voz de veludo e, com surpresa, viu envolto pela luz brilhante de Sete Luminárias de Ouro, aquela figura de cabelos de algodão, olhos de fogo e rosto radiante de energia solar! Naquele sorriso brilhava a esperança, que como alguém já disse, é uma faca de dois gumes! Ao seu lado direito, vestidas a rigor Sete Estrelas cintilavam sua luz celestial. Ele pensou que estava assistindo a um filme do Spielberg cheio de efeitos especiais!
 
Então a iluminada figura estendeu a mão direita sobre aquele pobre mortal e disse:

- Eu sou aquele que é! Eu sou a luz e a treva, a cruz e a espada, a escada e o elevador, o anão e o gigante, a porta e a chave, a prosa e a poesia, o verso e o reverso, a fada e a bruxa, o gari e o executivo, o grego e o troiano, o lobo e o cordeiro, a pomba e a gira, a água e o fogo, o amor e o ódio, a águia e o colibri, o Gênesis e o Apocalipse, o alfa e o omega, o fusca e o BMW, a esmeralda e a turmalina, a brisa e o furacão, o feijão e o sonho, e tenho a senha do cartão magnético que abre as portas do céu e da carceragem do inferno!
 
 - Ordeno-lhe que faças chegar sem demora a cada anjo de cada um dos Sete Mistérios um relatório completo sobre tudo o que foi, o que é, e o que será! Envie sinais de fumaça, rufe os tambores, mande um fax, um e-mail, se vire!
 
Mais do que espantado com tudo aquilo e sem entender nada, ele que não era bobo começou a fazer as anotações.
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO UM
- Tenho comigo o relatório de todas as obras realizadas durante a tua administração, sei que enfrentas vários problemas com muita paciência e trabalho não vacilando em defender-me, muito embora tenhas te desviado da tua missão primeira. Mas há tempo ainda para o sincero arrependimento. Utilize tão somente as verbas necessárias para terminar as obras prioritárias, esquece a construção da fonte luminosa, (se gostas de mexer com água, combate  as causas das enchentes) e outras obras faraônicas ou serei forçado a remover-te do gabinete. Confie sempre na esperança da vitória pois como já disse o Machado: Ao vencedor as batatas!
 
PS : Esquece a proposta para participar da campanha do comercial de cerveja!
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO DOIS
 - Não há o que temer, amores e sofrimentos são coisas da vida, alguns dos seguidores da tua causa poderão ser presos e ficar incomunicáveis, em que pese todo o empenho e luta da Comissão de Justiça e Paz. Mas, conservem eles até o fim, sob todas as circunstâncias a fidelidade aos seus princípios até à morte, e, resistindo, alcançarão a vitória podendo voltar ao seu amado rincão e serem um dia agraciados com a faixa e a coroa. Quem corre atrás do sonho tem que estar preparado e disposto a pagar o preço!
PS : Temo que quando alcances teus objetivos, faças exatamente como os outros! 
 
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO TRÊS
- Sei que habitas nos confins do arrabalde da periferia onde os serviços públicos são deficitários e que enfrentas galhardamente teus moinhos de vento, feito um verdadeiro Dom Quixote na tanga e sem tacape. Acordas as quatro da manhã, és esmagado no coletivo lotado e chegas pontualmente às sete horas ao trabalho para garantir o teu salário de fome, provando assim ser inabalável a tua fé e a tua extrema necessidade. No entanto alguns dos teus têm vacilado, mas enfim nem tudo é perfeito e nem tudo são flores! Cumpre pois a tua penitência ou serás castigado pelos sonhos de querer ter o que não podes comprar, e de comprar o que não podes pagar, caminhando constantemente sobre o fio da navalha dos carnês e dos cartões de crédito. Mas não desanimes pois a vitória um dia chegará e receberá um ingresso para assistir ao banquete angelical e concorrer ao sorteio de uma cesta básica, isso tudo pra provar-te que nem só de pão viverá o homem!
PS : Jamais desista de um sonho, caso não o encontres em uma padaria, procure em outra!
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO QUATRO
- Tens permitido entre os teus o perigoso jogo da arte da sedução levando-os ao adultério, praticando o sexo sem amor, quando o ideal é ter-se o amor  como base do sexo, (eu sei que me achas meio ultrapassado), mas a promiscuidade será umas das principais causas da transmissão do vírus fatal que se não adequadamente controlado, poderá determinar a extinção da espécie. Aqueles que acordarem para a realidade e vestirem a camisinha da campanha terão mais chance de ver o brilho da estrela da manhã, para aqueles outros, no entanto, talvez nem haja amanhã!
PS: És o único responsável pelo que fumas, cheiras, bebes, e com quem e como transas, não tenho absolutamente nada como isso!
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO CINCO
- Protegido pela mágica da cartola tu te faze de morto para poder viver pois o pior cego é aquele que não quer enxergar. Assim finges não ver os teus jovens digladiando-se como nas arenas da Roma Antiga, tingindo os seus uniformes com o vermelho do próprio sangue, ou com o dos teus irmãos que viram teus inimigos sem motivo ou razão aparente. Terás por tua omissão o teu nome perpetuado no diário de bordo da tua existência!
PS : O recheio verde da tal mala preta não garante a tua classificação para a próxima etapa dos Torneios Celestiais!
 
HONORÁVEL ANJO NÚMERO SEIS
- Guardastes a sete chaves o segredo da minha palavra mantendo aberta a todos a porta da felicidade, no entanto nem todos conseguem entrar pois têm o péssimo costume de dificultar as coisas, de torná-las mais difíceis do que realmente são, e, via de regra, projetam a busca da tal felicidade em tudo que os cerca, esquecem porém de procurar no local certo, ou seja, dentro de si próprios. Urge também que tomes as providencias cabíveis para melhor divulgação do nosso trabalho. Nosso índice de aceitação está despencando lamentavelmente, a descrença nos nossos dogmas está proliferando, é necessário rever nossos conceitos e reavaliar nossas ações de marketing, pois o número de dissidentes está assustador! Não importam os meios, o que conta são os resultados, é preciso reabilitar e reavivar a fé em toda a sua plenitude.
- Portanto, que se renovem os conceitos, que se repiquem os atabaques, que se murmurem as preces, que soem as guitarras, as baterias e os teclados, que se ecoem os cânticos, pois o poeta já disse que: - Tudo vale a pena se a alma não é pequena!
PS : A poesia, ainda que pareça utópica é um bem necessário! 
 
 HONORÁVEL ANJO NÚMERO SETE
- Conheço todos os teus passos, seu que vives em cima do muro, não és contra nem a favor e nem muito pelo contrário. O que te importa é defender o teu nem que chova cotonete ! Riqueza não é pecado mas, a pobreza deveria ser tipificada no Código Penal. A Justiça não é tão cega como alguns, querem fazer crer e muitos roubam na balança! Mas, na verdade devo confessar que ela manca de uma perna!
PS : Uma coisa é certa, se a humanidade não acordar para a realidade, em não muito tempo sucumbirá de sede em pleno Planeta Água!
 
Ouviu-se o som de um sax solando “Stella by starlight”, e entrou o comercial.
 
Aos poucos ele foi abrindo os olhos vermelhos que se destacavam nas profundezas das olheiras. Na boca, ainda sentia aquele gosto de cabo de guarda-chuva,  deu com as anotações rabiscadas no papel em cima da mesa, leu, releu e naquele exato momento compreendeu toda a verdade, toda a importância daquela revelação policrômica. Então ele tomou a drástica mas necessária decisão:
 
Nunca mais beberia além da terceira dose!
 

 
Antonio Carlos de Paula
poeta e compositor
www.antoniocarlosdepaula.com

AC de Paula
Enviado por AC de Paula em 06/01/2010
Alterado em 11/12/2011
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras